Regras do Programa

Regras do Programa Super Mentores

Por favor encontre em seguida as principais regras que irão definir a estrutura do programa Super Mentores.

REGRA 1: CADASTRO

O cadastro de microempresas ou empreendedores deve seguir os aspectos legais pré-estabelecidos no formulário de cadastro. Os projectos que não apresentarem os requisitos solicitados e não responderem a todas as perguntas não o irão transitar para a próxima fase. Salientar que os participantes devem ter mais que 18 anos.

REGRA 2: APRESENTAÇÃO

Os empreendedores devem começar a apresentação por citar os seus nomes, o nome da empresa, o valor total de investimento e a percentagem de capital próprio que estão dispostos a ceder.

A apresentação deve durar no máximo três minutos. Os Mentores poderão interromper a apresentação, caso a mesma exceda os três minutos estipulados.

REGRA 3: PERGUNTAS & RESPOSTAS

Os empreendedores não são obrigados a responder a todas as questões colocadas, no entanto isto poderá influenciar o resultado. Os empreendedores são livres de colocar questões aos Mentores para que estes os ajudem a determinar a viabilidade do negócio.

Salientar que tudo que for discutido na sala poderá ser transmitido (televisivamente).

REGRA 4: AUTO-EXCLUSÃO

O tempo dos empreendedores na sala termina quando os Mentores declararem que os empreendedores estão “Excluídos”.

REGRA 5: INVESTIMENTOS

Os empreendedores devem garantir pelo menos o valor total que solicitaram no início da apresentação.

No caso de um Mentor propor um valor abaixo do valor total necessário para o negócio, os empreendedores devem assegurar o remanescente do investimento através de outros Mentores ou Parceiros.

REGRA 6: INVESTIMENTO DE DIVERSOS PARCEIROS

Cada um dos Mentores ou Parceiros são investidores individuais. Os Mentores ou Parceiros podem investir tão pouco ou tanto quanto quiserem do seu dinheiro. Cabe aos empreendedores persuadirem os Mentores ou Parceiros e garantirem o retorno total ou parcial do investimento.

O investimento total pode envolver, tanto uma como, cinco partes.

REGRA 7: RECUSAR INVESTIMENTO

Os empreendedores podem recusar o investimento de um Mentor ou Parceiro especifico, caso verifiquem que este não seja um investidor adequado para o negócio em causa.

REGRA 8: A NEGOCIAÇÃO

A negociação feita no dia, é um acordo verbal que depende da verificação da due diligence, e que se baseia na integridade dos investidores e empreendedores para entrarem na transação, livremente, e assim estarem totalmente empenhados em conduzir a actividade até ao fim.

Porém, a negociação acontece somente entre os parceiros e empreendedores, caso não cheguem a um consenso após as várias reuniões. Sendo que, nenhum dos partidos é legalmente obrigado a cumprir com a negociação.

REGRA 9: O DEFENSOR

Para receberem auxílio na resposta às perguntas colocadas pelos Mentores, os empreendedores poderão ter um defensor à disposição na sala. O defensor deve ser alguém que esteja directamente envolvido no negócio. Após a apresentação de três minutos, os Mentores podem solicitar a presença do defensor a qualquer hora.

Qualquer um dos defensores a participar na sala tem que estar previamente autorizado e submetido às mesmas verificações pessoais que os empreendedores.

REGRA 10: PREMIAÇÃO

Os vencedores desta primeira fase, irão receber o financiamento em espécie para os seus negócios no valor equivalente à: um escritório dentro de um Centro de Negócios, pacotes de formação e assistência técnica, ligação com principais fornecedores e clientes, acesso à tecnologia e oportunidades de negócio, durante um ano e meio. O financiamento em valor monetário poderá ser efectuado durante este período ou após a saída do Centro de Negócios.

REGRA 11: CENTRO DE NEGÓCIOS

15 Beneficiários irão desenvolver os seus negócios dentro de um Business Center com o equipamento e serviços básicos para o início das suas actividades (equipamento informático, mobiliário, serviços de secretariado, serviços de catering) durante um ano e seis meses (18 meses). Dentro do Centro Negócios, os 15 beneficiários irão ter acesso a diversas formações e assistência técnica, nas seguintes áreas: legal, finanças, recursos humanos, marketing e gestão de clientes e higiene saúde e segurança no trabalho. Os restantes serviços deverão ser adquiridos pelas microempresas.

REGRA 12: ESTABELECIMENTO DE PARCERIAS

As parcerias serão conduzidas através de eventos de match-making. A promoção destas parcerias será conduzida pelos diversos advogados do programa Super Mentores.

REGRA 13: ACESSO AO FINANCIAMENTO

Os 15 Beneficiários serão apresentados aos potenciais financiadores (bancos comerciais, doadores ou investidores). Contudo, o financiamento somente será cedido mediante aprovação do financiador. É obrigatório garantir o retorno do investimento efectuado. Neste sentido, os técnicos do programa irão monitorar e acompanhar os beneficiários, de modo a garantir o retorno do primeiro investimento cedido.

Newsletter